SUA PRESENÇA ME BASTA SENHOR

quarta-feira, 14 de junho de 2017

O Excesso de Amor-Próprio

Oláaaa Amadas .... Tudo bem com vocês????

No post anterior falamos sobre O Amor Próprio, algumas dicas para nos amar mais e dar a nós mesmo o valor que merecemos.
Porém no post de hoje venho falar sobre aquele segundo significado de amor próprio "admiração ou orgulho excessivo de si mesmo; vaidade, soberba, imodéstia."

Precisamos nos amar e reconhecer nosso valor, mas na proporção certa; Porque tudo o que é demais atrapalha, e o excesso de amor sobre si mesmo vira soberba, orgulho e vaidade.

Vamos ver o significado dessas 3 palavrinhas?

Soberba: Sentimento de orgulho
Orgulho: 1. sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor, com a própria honra. 2. sentimento egoísta, admiração pelo próprio mérito, excesso de amor-próprio; arrogância, soberba.
Vaidade: 1. qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória. 2. valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros.

Não estou dizendo que não devemos nos orgulhar por ter passado em uma faculdade, em um concurso; Ou então ficar radiante por estar com uma roupa linda.
Mas temos que nos controlar para que isso não contamine nossa mente e encha nosso coração de orgulho, vaidade e soberba.
Se cultivarmos esses sentimentos ruins em nossos corações, iremos nos perder em arrogância e egoísmo.
Ou seja, é um círculo vicioso, que irá nos derrubar aos poucos. 

Na bíblia podemos ver:
"Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes."  Provérbios 11:2

"O vaidoso e arrogante
chama-se zombador;
ele age com extremo orgulho."
Provérbios 21:24

Entãooo se ame mesmo, mas também seja humilde!!! 
Espero que tenham gostado dessa reflexão.
Um beijooo e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui...